Quiterianópolis: Sistema de Dessalinização D’água do Gavião já está em funcionamento

O sistema beneficia 35 famílias, que agora têm acesso a água potável para o consumo, inclusive para beber

O presidente da Câmara Municipal de Quiterianópolis, vereador Antônio Neto, visitou na tarde da última quarta-feira,18, o Sistema de Dessalinização D’água da comunidade Gavião. Na ocasião, Antônio Neto conheceu todos os procedimentos realizados pelo sistema para retirar o sal da água e torna-la própria para o consumo.

A ação faz parte do Projeto Água Doce, uma parceria entre os governos Federal, Estadual e o Município de Quiterianópolis. Com investimento superior a R$ 127 mil, são beneficiadas 35 famílias que agora têm acesso a água potável para o consumo, principalmente para beber.

Chafariz Eletrônico

Como parte do Sistema de Dessalinização D’água foi implantado o Chafariz Eletrônico, onde a população adquire água potável e de boa qualidade. Com uma ficha, no sistema pré-pago, o consumidor tem acesso ao líquido. Basta colocar a ficha que a água cai na vasilha.

O sistema será gerenciado pela Associação Comunitária da Comunidade Gavião. A ficha é vendida por R$ 1,00 (um real) para sócios da associação e R$ 2,00 (dois reais) para os não sócios. O valor apurado é para manutenção do sistema, inclusive para pagar a conta de energia consumida pelas bomba que puxam a água e o equipamento que retira o sal água.

Além da comunidade Gavião, também foram contempladas com esse sistema as comunidades Santo Antônio, Bom Princípio, Mangueira e Santa Rita.

Cícero Lacerda