Por unanimidade: Câmara de Quiterianópolis aprova projeto do vereador Mauri que cria o distrito Baixio

A Câmara Municipal de Quiterianópolis aprovou, por unanimidade, nesta sexta-feira,21, o Projeto de Lei Nº 014/2019, de autoria do vereador Mauri Soares, criando oficialmente o distrito Baixio. O projeto tramitava naquela Casa, desde o dia 24 de maio.

O parlamentar agradeceu aos colegas vereadores pela aprovação do projeto e adiantou a Câmara continuará com um trabalho para a oficialização do distrito Baixio. “Temos uma comunidade com cerca de 170 famílias e média de 700 moradores. Agora, vamos levar esse projeto até o IBGE, na cidade de Crateús, para que o Baixio seja oficializado como distrito”, explicou.

Mauri Soares destaca que no imaginário da população de Quiterianópolis e, principalmente, daquela região, o Baixio é considerado distrito. Porém, não há nenhum documento ou lei que torne aquela vila como distrito oficial. “Fiz uma pesquisa nos arquivos da Câmara e não encontrei nenhuma lei tornando o Baixio distrito oficial. Encontrei um projeto do então vereador Ramilson Padre, mas este não foi sancionado pelo prefeito da época”, argumentou.

De acordo com o projeto de Mauri, o distrito Baixio será formado pela Vila Baixio e as localidades Timbaúba, Saquinho, Angical, Sobrado, Cipoeiro, Cajueiro dos Bezerra, Cajueiro dos Lira, Barra dos Ricardos, Almas, São Jerônimo, Croatá, Furada, Fidélis, Gavião, Jardim, Olho Dágua, Pau D’arco, Bom Jesus, São José, São Pedro Velho e Desterro.

Ainda conforme o Projeto, o distrito Baixio terá os seguintes limites: ao Norte – com localidades do distrito do São Francisco, ao Oeste – com o município de Assunção do Piauí/PI, ao Sul – com localidades do distrito de Algodões e ao Leste – com localidades do distrito Sede.

O Município de Quiterianópolis possui apenas três distritos oficiais: A Sede e os distritos Algodões e São Francisco.

Repórter Cícero Lacerda