Inaugurado o mais novo prédio da Câmara Municipal de Quiterianópolis

Inaugurado na noite desta terça-feira (30) o novo prédio da Câmara Municipal de Quiterianópolis. A sede do Poder Legislativo municipal passou por ampla reforma e ampliação e agora recebe o nome de Palácio Terezinha Pereira de Lacerda.

A sessão solene de inauguração foi conduzida pelo presidente do legislativo municipal, vereador Antônio Neto Lacerda, e contou com a presença dos demais parlamentares, da prefeita Dra. Priscilla Barreto, vice-prefeito Manoel Vieira, ex-prefeitos Dr. Barreto Couto e Domingos Pedrosa, além da prefeita de Pimenteiras/PI, Lúcia Lacerda, sobrinha de Terezinha.

Os ex-vereadores Seu Tonho Rodrigues, Mauri Soares, Lucas Lacerda, Toinho do PT e Oseas Fernandes marcaram presença no evento.

Também prestigiaram a solenidade, familiares de Terezinha Lacerda, entre eles o esposo Clóvis Lacerda, e as filhas Cleurilene Lacerda, Claudia Lacerda e Cristina Lacerda, além da vereadora e do secretário de Governo de Pimenteiras, Janaina Lacerda e Alex Lacerda, respectivamente.

O presidente do legislativo, vereador Antônio Neto Lacerda, a ex-presidente Dijé Coutinho, e todos os parlamentares em exercício e também os licenciados se pronunciaram na tribuna da Casa.

Câmara Municipal de Quiterianópolis

A parte principal da Câmara Municipal de Quiterianópolis, que compreende o plenário Manoel Francisco Sobrinho e o auditório Izac Bezerra Bonfim, foi construída em 1978, para ser um Centro Comunitário. A obra foi uma conquista do então vereador Domingos Pedrosa, junto ao governador da época, Adauto Bezerra.

No local, funcionava uma escola e só em 1989, durante o governo do primeiro prefeito de Quiterianópolis, Geson Costa, o prédio foi adaptado para ser a sede do Poder Legislativo municipal.

A casa parlamentar teve em sua primeira legislatura os vereadores constituintes:

Miguel Francisco Filho (Miguelzinho Duda – presidente da Constituinte)

Manoel Francisco Costa (Bebé Alexandre – vice-presidente)

Francisco Soares Costa (Neném)

Maria Hortência Francisca Soares (Hortência Lacerda)

Terezinha Pereira de Lacerda

Valdir Antunes Lúcio (Valdir Cabral)

Raimundo Ferreira da Ponte (Raimundo Machado)

Francisco Moura Silva (Valdir Moura)

Luiz Edes de Oliveira (Edes Pereira)

Antônio Rodrigues Filho (Seu Tonho)

Mateus Pereira de Lacerda

Em maio de 1998, sob a presidência da vereadora Terezinha Lacerda, a Câmara Municipal de Quiterianópolis passa por uma ampliação e ganha um anexo, que passou a acomodar a Sala dos Vereadores, secretaria, cantina, banheiro e terraço.

Ao longo dos anos, essa casa parlamentar passou por outras breves intervenções, mas a atual reforma e ampliação, iniciada na gestão da então presidente Dijé Coutinho, em 2022, e concluída na gestão do presidente Antônio Neto foi a obra mais transformadora pela qual Câmara Municipal de Quiterianópolis já passou.

Quase todo o prédio antigo foi demolido para dar lugar a uma nova estrutura, com construção de um segundo piso, gabinetes para os 11 vereadores, Sala da Presidência, Sala de Imprensa, entre outros espaços.

A homenageada

Terezinha Pereira de Lacerda ingressou na política quando essa missão era bem mais desafiadora para o público feminino que nos dias atuais.

Foi a primeira mulher eleita vereadora de Quiterianópolis, em 1983, quando aqui ainda era distrito de Independência e a primeira candidata ao Executivo quiterianopolense, nas eleições de 1992.

Iniciou sua atuação política quando aqui ainda pertencia a Independência, sendo vereadora por dois mandatos naquele município. Continuou sua atuação política, após a emancipação de Vila Coutinho e assumiu cinco mandatos de vereadora no município de Quiterianópolis, sendo presidente do legislativo quiterianopolense por duas vezes.

Foi secretária de Assistência Social e teve forte atuação junto às associações comunitárias e na área social como um todo. Também foi comerciante lojista ainda quando residia em Independência.

Faleceu no dia 23 de junho de 2022.